quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A distância que a vida nos dá...

Hoje escrevo um texto que nada tem a ver com o blog mas que daqui a uns anos eu sei que a Benedita vai ler e vai gostar, porque nesta fase ela ainda não percebe muito do que vai acontecer e ainda bem!
Escrevo também porque na verdade não tenho coragem para dizer-te nada disto sem que as lágrimas caiam sem parar!!

Para quem não me conhece muito bem eu tenho duas irmãs, uma de sangue e outra adotada (mas que para mim é igual), somos três meninas cada uma com o seu feitio e a sua forma de expressar sentimentos, cada uma de nós seguiu caminhos diferentes, e cada uma é Feliz à sua maneira!

Uma das minhas irmãs foi viver para fora do país há alguns anos, e na altura confesso que eu ainda percebia muito pouco da vida, pelo que fiquei muito triste com a decisão dela, mas casmurra como sou nunca dei a entender isso!!!

Eu sou desde pequena muito chegada a minha família, não sou de grandes telefonemas ou cartas, mas gosto de saber que eles estão perto de mim, e infelizmente a vida deu-me um pai que esteve sempre ausente por motivos profissionais e por essa razão sempre detestei conversas deste género lá em casa, por isso quando a minha irmã comunicou que se iria embora eu nem quis ouvir as razões dela, condenei o mais que pude arranjei todas as desculpas e imaginárias para nunca demonstrar o meu grande problema que era estar longe dela...

Sim já na altura havia Skype telemóveis, internet etc...mas eu não consigo prefiro mandar uma mensagem, pois sempre que converso online dá-me ainda mais saudades sofro ainda mais, mesmo agora com o nosso pai é assim que funciona por muito que me custe e sei que ele adora estar online connosco e ver a neta eu não consigo!

Entretanto a vida foi-me mostrando que nada é fácil e dia após dia fui percebendo as razões dela e sei que hoje foi o melhor para ela e que ela é mesmo MUITO FELIZ (ainda que lhe falta um pedaço de algo) e isso deixa-me em Paz, sei que ela vem agora em Dezembro e eu já conto os dias para estarmos juntas...

Mas o dilema agora é ainda maior (Agora em vez de uma são as duas!!!) porque a minha outra irmã decidiu também que tinha que ir embora, mais uma vez pelas mais variadas razões que eu compreendo, também com esta idade e com o meu percurso de vida se eu não entendesse, seria mesmo ESTÚPIDA!

Eu própria sei que se não tivesse um marido com um emprego estável e etc. se calhar já tinha ponderado isso porque estou farta desta vida, andei a estudar durante 4 anos tirei um curso superior que adoro para quê? Para agora fazer tudo menos o que gosto, levar para casa algo como o ordenado mínimo e trabalhar horas a fio? Enfim! E é isto que se passa com ela também dois cursos superiores um por acabar por uma disciplina outro acabado para quê? Sei que ela vai tentar e merece, mas e eu merecia isto???

Sim não te ligava todos os dias nem ela a mim (coisa estranha devem estar a pensar mas somos assim) vivia a 25 km de distância mais ou menos e víamo-nos 1 vez por semana sim é verdade, mas eu sabia que tu estavas ali a 15 minutos de carro de mim, eu sabia que 1 vez por semana olhava para ti, criticava-te mas também admirava-te!

A 15 minutos de carro tinha os melhores sobrinhos de sempre, um mais ligado a mim que o outro mas adoro-os de igual forma, não sou a  tia que liga todos os dias, não sou a tia melga que envia msg a toda a hora eu sei, mas tu também sabes que eu estou aqui sempre...

A 15 minutos de olhar para a minha sobrinha, de abraça-la beija-la rir com ela comer com ela passear com ela sempre que a sua agenda agora permite :)

A 15 minutos de um "Andreia preciso de ti..." ou um "Neila preciso de ti..."

A 15 minutos de uma discussão, de um beijo de uma gargalhada!!!

Sei que vais fazer isto por ti por vocês os 4, mas e eu? Como fico eu? Como vou fazer para abraçar a minha Lara, sim amo o meu sobrinho Lucas mas tu sabes que a Lara para já tem esta ligação comigo, que eu nunca te consegui explicar...

Quanto mais o dia se aproxima mais as noites custam a passar, mais os dias se tornam longos, mais as lágrimas teimam em não parar, cada vez custa mais estar com vocês porque cada vez que olho para ela fico com uma ferida que tu não imaginas!

Minha querida Lara, minha doce sobrinha não vai ser fácil esta mudança e tu és uma miúda inteligente e sabes disso, mas também sei que vais fazer um esforço muito grande para que tudo corra bem, por aqui esta tia de coração muito partido vai ficar a torcer para que isso aconteça e que tu sejas muito muito Feliz! Mas peço-te não sejas mais forte do que consegues, não tentes nunca ser perfeita, tenta apenas ser tu mesma e se vires que não estás a conseguir fala, pois deste lado estamos todos de braços abertos para te receber e apoiar, claro que estar longe dos pais não é nada fácil e custa muito também, por isso eu preferia que tudo corresse muito bem para que vocês conseguissem ficar os 4 juntos como sempre estiveram!!!!

Minha querida sobrinha o tempo passa a corer e não tarda estarás uma mulher, gostava de te dizer que o Mundo é cor de rosa, mas tu já sabes que não, já viste que a Tia a mãe, avó e outras pessoas têm que ultrapassar as vezes caminhos com muitas pedras para chegarem a algum lado!

Gostava de dizer-te que o teu será bem mais fácil, assim o espero mas isso também dependerá de ti!

Quero que saibas que o Frozen só existe mesmo na televisão.

Quero que saibas que nem todas as pessoas bondosas, humildes generosas, trazem isso no coração.

O Mundo está cada vez mais egoísta e nós vivemos cada vez de um modo mais selvagem, e temos que ter força para vencer as leis selvagens da vida!

Vais ter a tua primeira queda a sério, mas também vais ter o teu primeiro troféu a sério.

Quero que saibas que vais ter o teu primeiro amor, e que da mesma forma que ele vai entrar e arrebatar esse coraçãozinho, vai também deixá-lo quebrado e que vai parecer que o Mundo acabou, mas nada disso ainda vais ter muito pela frente!

E da mesma maneira que esse primeiro amor vai quebrar o teu coração, vai surgir outro que vai entrar, vai abraçar-te e vai amar-te dizendo "vamos ser felizes para sempre" e isso existe mesmo acredita, não deixes que nenhum homem te mude sê sempre tu mesma deixa que ele te conquiste todos os dias, nunca te dês por conquistada, nunca deixes de casar por nada deste Mundo é o dia mais feliz da vida de uma mulher, mas se por algum motivo não o fizeres, acredita que vais ser feliz da mesma maneira!

Quero que saibas que não vou estar aqui para sempre, que um dia não vou estar aqui para abraçar-te para limpar as tuas lágrimas para agarrar as tuas dores, mas vou estar sempre contigo, pois vou ser a estrela mais brilhante do teu caminho!

Eu só quero que sejas FELIZ! se tu fores eu também vou ser...

Nós estamos aqui só quero que saibas disso a qualquer hora do dia...

E tu minha irmã, tem juízo :) sê FELIZ, tem cuidado! Podia dizer que estava zangada contigo, mas não apenas triste com a vida, não sei o que vai ser de mim mas tu também não sabes nem és responsável por isso, o que te posso dizer é que vou tentar ser Feliz, mas a verdade é que acabei por aos 33 anos ficar "sem" as minhas duas irmãs... que esta distância nos una ainda mais...

Não sei se falhei em algum lado, de certeza que sim como tia como irmã, mas mantivemo-nos sempre firmes na direcção daquilo que os nossos pais nos ensinaram que era o mais importante o amor a união que assim continue!


Que este vazio que já sinto se preencha de outras formas, e que eu o teu vazio se preencha com o melhor que o Mundo tem para Ti!



4 comentários:

  1. Mana para nos também está a ser muito difícil a nossa partida. Para mim e para o Ney foi muito difícil tomarmos esta decisão, afinal deixamos muita coisa para trás. Mas neste momento e muito importante estarmos todos juntos, até para a Lara que já está na contagem decrescente, como ela diz já sonha com a comida que só o pai para ela. A ti desejo que tudo corra bem (tu sabes o que quero dizer). Se muito feliz porque coisas boas vão acontecer para ti. Te amo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que dizer... amo vos e sabemos que vão ser muito felizes! Obrigada por tudo minha teimosa

      Eliminar
  2. Wuau, as lágrimas correram o meu rosto enquanto lia as tuas palavras,é muito difificil realmente deixarmos partir as pessoas que amamos como te entendo porque ainda e mais duro deixar pra trás as pessoas que tb amamos, a vida não tem sido fácil e por essa razão por vezes temos que tomar decisões que por vezes nos custam muito:( como eu te entendo Andreia uff suspiro profundo enquanto escrevo porque a angústia de ter partido esta dentro de nós e penso que dificilmente poderá desaparecer. Eu entendo a Neila e o ney ao quererem tentar melhorar a vida deles o importante é que eles também estejam unidos e que tentem ultrapassar essas dificuldades juntos pois eles são uma família acima de tudo e a família foi feita pra estar junta! Vai ser difícil para muita gente a partida da Neila e da lara é do Lucas meu Deus como vai,mas temos que pensar positivamente, nao é assim tão longe poderá nos fazer um passeio, e a lara e grandinha ja podera vir de vez em quando mais vezes porque os bilhetes nao sao muito caros. Quanto ao futuro deles claro que temos sempre medo um país onde não tem família direta sem primos primas irmãs . Não é fácil mas nós vamos ajuda los a conseguir porque o importante é o amor que sentimos por eles e é esse amor que vai ajudar a superarmos tudo❤️❤️ Amo te muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh mana como tens razão como te compreendo agora... custa muito a tua ausência e a dela também vai custar mas como dizes a vida é assim e a distância é pequena para matarmos saudades que assim seja!! Umas idas a dois paises vão saber me muito bem para relaxar o medo de andar de avião é que tem que ser superado :)

      Eliminar