sexta-feira, 3 de julho de 2015

Obrigada Centro Infantil 1

A escola é um processo muito importante na formação das crianças.

Quando decidi ter filhos sabia que eles tinham que ir para a escola logo de pequeninos, pois tanto eu como o pai tínhamos que trabalhar para continuar a nossa vida.

A Benedita nasceu e passado 6 meses foi para o colégio, uma escolha difícil e atribulada.

O pai dizia que não percebia muito de colégios pelo que me delegou essa função, a única preocupação dele eram as mensalidades e a minha também.

Quanto ao ensino queríamos para ela um ensino com qualidade mas que tivesse outras componentes que achávamos importantes como:

- Disciplina
- Amor
- Cumplicidade
- Regras
- Liberdade
- Família

Entre outras...

Não havendo muitas possibilidades dentro dos nossos orçamentos financeiros e como em Lisboa os colégios são acima dos 500 euros tivemos que procurar outras soluções, e a única que passava pela minha cabeça sem hesitação seria a única IPSS que conhecia e gostava profundamente os Jardins Escola João de Deus.

O acesso foi muito difícil, caminhadas, telefonemas e telefonemas e telefonemas até termos o Sim!

A escola mudou muito e já não é o que era antigamente, se antes já era de excelente qualidade, agora com a evolução dos profissionais e de todo o ensino está muito melhor, e foi aqui que encontrámos o que queríamos:

- Um ambiente acolhedor e familiar;

- As instalações eram antigas mas com um espaço exterior fantástico que só precisa de um toldo fixo para conseguirem aproveitar mais o recreio de Inverno e verão porque na minha opinião as crianças precisam de muito ar livre;

- As pessoas são fantásticas, carinhosas, alegres receberam com tanto carinho que nem imaginam..

Faltava saber como iria correr...

O primeiro dia liguei umas 15 vezes :) sim desculpem eu sei não devia mas fi-lo e fui sempre atendida com um sorriso, mesmo que do outro lado da linha já não pudessem ouvir a minha voz e tivessem a pensar "Que Mãe tão Melga" a resposta era sempre carinhosa!

Sim chorei quando entrei no carro, e muito mas foi porque percebi que agora ela já não era só minha mas também do Mundo!

Os dias foram passando e a confiança aumentou, (isto de ter que dividir os filhos não é tarefa fácil) Os laços estreitaram-se e criou-se uma amizade muito saudável, a Benedita nunca chorou em momento algum para ir ao Colégio, mesmo faltando tanto como ela faltou por motivos de saúde e independentemente das suas ausências o sorriso era mais que muito... O que podemos pedir mais??? Só isto deixava-nos tranquilos!

Nem as mudanças de Educadora alteraram o seu comportamento, porque foram feitas com tanta tranquilidade que não havia hipótese, e aqui temos que dar Parabéns a Paula pela pessoa que é, pela Educadora que demonstrou ser, chegou envergonhada calada mas de sorriso, cativou cada criança e cada encarregado de educação em pouco mais de uma semana, uma mudança que de certeza virou a vida dela do avesso mas que ela soube dar a volta com uma elegância que não é para todos! Obrigada Paula por estes meses maravilhosos!

Durante estes três anos também mudávamos algumas coisas mas onde não se mudaria? Nada é perfeito e ainda bem!

Agora chegou a hora de dizer "Até já", vamos mudar de instalações mas não de escola, somos obrigados a isso ela cresceu e agora vai para outra etapa, esta mudança implica muita coisa... Principalmente mudar de profissionais deixar para trás as educadoras as auxiliares que foram mais do que isto foram amigas, segundas mães, deram colo, miminhos, ensinaram a gatinhar, a andar, deram apoio na hora de dormir quando o João-pestana nunca mais chegava. Foram três anos intensos e eu e o Pai só podemos dizer OBRIGADA!!!!

OBRIGADA, pelo carinho pelo esforço pela Dedicação, pela paciência, por todo o apoio nas fases menos boas, no dia-a-dia, em cada festa, em cada palavra, em cada abraço, em cada conversa!

Se hoje ela é desenrascada, confiante, faladora, alegre deve-o também a vocês!

Não sei se a Benedita irá encontrar outra família escolar assim, mas de uma coisa é certa os primeiros anos na infância são os melhores e os da Benedita foram excecionais e nunca vão ser esquecidos.

Leva na bagagem as ferramentas necessárias para o resto da sua infância, agora parte rumo à descoberta e mais uma vez a Mãe consegue estar mais ansiosa que a filha, não é pela falta de confiança na outra escola nada disso porque foi escolhida com muita amor mais uma vez, mas pelo facto de perceber que ela está a crescer e também por saber que muita coisa vai mudar...

Bem sei que as mudanças fazem crescer…mas por vezes é tão difícil sair do nosso espaço de conforto!

Vão ficar no nosso coração e continuem assim a fazer com todo o amor e carinho esta profissão que escolhemos!

Obrigada Dra. Inês, Dulce, Olga, Mafalda, Inês, Paula, Filipa, Fernanda, Conceição, Vera.

Obrigada Centro Infantil 1 pelo excelente trabalho!





Sem comentários:

Enviar um comentário